PLANETA EM MOVIMENTO

sábado, 19 de dezembro de 2009

DRAMATURGIA 2009: BOM GOSTO E NOVIDADE



Em um ano difícil em termos de audiência, emissoras conseguem mostrar belos trabalhos. Caminhos das Índias foi eleita melhor novela do mundo e Poder Paralelo surpreende com algumas interpretações


O ano de 2009 trouxe muitas novidades e bons conteúdos para a TV, em especial no ramo de dramaturgia das emissoras. Novos conceitos entraram nas produções de folhetins, com o peso da influência da internet; Caminho das Índias ganhou o prêmio de melhor novela do mundo e Poder Paralelo, da TV Record, deu a oportunidade dos telespectadores assistirem a aulas de interpretação de alguns de seus atores.

Marcelo Serrado, Paloma Duarte e Petrônio Contijo afloraram, de corpo e alma, os sentimentos das pessoas que realmente vivem como Bruno, Fernanda e Rude, seus personagens respectivamente. Petrônio vive um drogado perfeito, com expressões melancólicas e de uma pessoas confusa Paloma consegue, em um papel de uma atriz sem um rumo certo na vida, perpassar por momentos sentimentais e psicológicos opostos de uma hora para outra; assim ;como Marcelo, que deixa uma marca mais agressiva e psicopata, tão perfeita que chega a ser cômica.

O trio da novela de Lauro César Muniz, ao lado de um elenco não menos profissional, estão amarrados em um enredo delicadamente trabalhado pelo autor. A história, apesar de traços super tradicionais da dramaturgia, consegue dar voltas e voltas e envolver o telespectador em muitos mistérios que, ao invés de diminuírem com o passar da trama, só crescem. Com a interpretações impecáveis, o texto se completa com a direção correta de Inácio Coqueiro.

Com texto maravilhoso ou não, quem conseguiu a façanha de melhorar índice de audiência em seu horário a padrões de quatro anos atrás ,quando a Globo não tinha vivenciado uma grande queda em seu Ibope, foi Caras & Bocas. Novamente Walcyr Carrasco conseguiu atrair mais telespectadores a altura ou além do que a emissora esperava. O atual folhetim das sete mantém uma média de audiência geral acima da casa dos trinta pontos , tendo em vários dias conquistado praticamente a mesma audiência da novela do horário mais nobre, Viver a Vida.

Porém, quem levou a estatueta do Emmy Internacional pelo conjunto da obra foi Caminho das Índias. A estória escrita por Glória Perez quebrou um jejum de cerca de 25 anos sem nenhum Emmy para o Brasil, sendo o primeiro conquistado pelo país no quesito telenovela. O ponto forte da produção global foi a abordagem da cultura indiana, com seus costumes e valores. Dentre os últimos, o sistema de castas, que imprimiu a protagonista a se casar com o homem que não amava, e vários outros absurdos (por isso chamavam atenção) vistos sob os olhos da cultura ocidental.

Uma inovação de conteúdo é pequena se comparada as transformações nas formas de contar as estórias, como em Geral.com e Malhação ID. A maior emissora do país saiu na frente na hora de pintar as narrativas televisivas com um pouco do que a internet pode contribuir.Nas duas produções, engendrou o conceito de interatividade entre público e personagens e uma a mistura da realidade com a ficção. Nada antes visto de maneira tão forte.

Na nova temporada de Malhação, todas as terças e quintas aparece uma senha que permite ao telespectador acessar vídeos extras que dão prosseguimento à estória contada no folhetim televisivo. Como o próprio nome do recurso ( “Escondidinho”), o telespectador que consegue a senha tem a chance de conhecer pontos da trama que geralmente ficam fora dos capítulos diários, dando a oportunidade ao telespectador criar um elo maior com a estória. Uma mistura de novela na TV e internet.

A combinação das duas mídias, pelo número crescente de pessoas na web, será a solução para levantar a audiência dos conteúdos televisivos, em especial das novelas. O ano de 2009 registrou uma das piores médias para a dramaturgia brasileira. A não ser por Caras & Bocas, todas as demais produções com o Ibope aquém do esperado pelas emissoras. Viver a Vida registra atualmente a pior média da década entre todos os folhetins das 9 da Globo; Bela , A Feia da Record, com investimento inicial de dezenas de milhões, mal consegue marcar dois dígitos; e a nova Malhação ID, apesar da fórmula ser uma promessa para o futuro, em alguns dias igualou os piores desempenhos de audiência da história da trama teen( mas ainda é cedo para avaliá-la).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial