PLANETA EM MOVIMENTO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UM BRASILEIRÃO DE DAR GOSTO

Um dos jogos que geraram mais expectativa no campeonato brasileiro foi o responsável para reabrir a disputa pelo título. Palmeiras e Flamengo jogaram no último domingo no Parque Antártica e o rubro negro desbancou a invencibilidade que o porco mantinha atuando em casa na competição. Para o Flamengo, a vitória trouxe grandes chances de disputa de Libertadores e o sonho de ganhar o campeonato.

Nos primeiros 20 minuto da partida, no entanto, o andamento não fazia crer que o Palmeiras seria derrotado. O Flamengo se manteve recuado, basicamente segurando os avanços do adversário. A maior parte da posse de bola ficava com o verdão; o Fla errava muitos passes. Duas boas oportunidades de gol animaram o ataque palmeirense, uma delas um chute de Vágner Love espalmado em bela defesa de Bruno. Mas o Flamendo guardou o trunfo.

A estratégia de Andrade de jogar atrás contra o líder tinha seus motivos. No costumeiro contra-ataque veloz flamenguista, haveria bons jogadores para marcar. A surpresa foi a pintura do gol; até mesmo inesperada pelo técnico.P assando por três , o sérvio com rapidez e visão colocou com a ponta dos pés a bola no ângulo de Marcos. A vantagem no placar fez o Flamengo melhorar.

No segundo tempo os paulistanos não souberam assustar. O Flamengo, organizado e armado, não dava espaço para os tiros em direção ao alvo de Bruno. Os ataques rubro-negros se intensificaram e eclodiram no quase olímpico gol de Pet-- definitivamente aclamado pela torcida que assistia ao jogo.

A ampliação do placar, mesmo sem a chuva que ameaçava cair, esfriou de vez a equipe de Muricy. O rubro-negro esteve na culminância de fazer o terceiro – em bola de Zé Roberto que explodiu no travessão – e , em penâlti duvidoso, os donos da casa viram Love isolar.

Com a derrota, o Palmeiras somou a segunda seguida e apenas um ponto em três jogos, levando preocupação com a quedade rendimento.O comentarista Casagrande, da TV Globo, criticou o tradicional esquema de Muricy, adotado desde o São Paulo. Segundo ele as jogadas de ataque com bolas aéreas já estão manjadas e vem se confirmando ser uma estrartégia ineficaz para o alvi-verde.

Ontem o Palmeiras voltou a perder; para o ameçado de rebaixamento Santo André.

O declínio verde nas últimas rodadas, junto ao tricolor paulista, acirrou a briga na frente da tabela; com pelo menos cinco times brigando pelo título e mais cinco, pela Libertadores. O Palmeiras está com 54 pontos( um jogo a mais); Atlético-MG, 50; Internacional e São Paulo, 49: Flamengo, 48; Goiás, 46; Cruzeiro,45; Grêmio e Vitória, 44 ; e Avaí 43. Restam apenas oito rodadas e a equipe em melhor fase é o Flamengo, com exatos nove jogos invictos no Brasileirão – 10 de somar o empate com o Fluminense na Sul-Americana.

Os jogadores rubro-negros, um dia após a vitória no Parque Antártica, disseram que por enquanto o foco é a Libertadores mas eles já sonhavam com o título. Um êxito no clássico de domingo contra o Botafogo coloca o time da Gávea a apenas três pontos da liderança. Um posto praticamente inimaginável quando Andrade assumiu o elenco-- então o clube ocupava a 13a posição. Ao contrario daquela época, agora o clima é apenas de otimismo.

De acordo com o comentarista da Super Rádio Tupi e da CNT, Jorge Nunes, no Flamengo Andrade dá liberdade para os jogadores atuarem; o que vem motivando-lhes a mostrar cada um seu futebol. Dentro e fora de campo se percebe a união de atletas e comissão técnica, e a ausência de rixas --apesar de um serem mais vangloriados do que outros pela mídia-- é um ponto fundamental para continuar o bom desempenho na reta final do campeonato.

Além de várias partidas sem saber o que é ser derrotado, os rubro-negros nos últimos nove jogos tomaram apenas quatro gols; quase todas as vitórias foram por um placar igual ou maior do que dois gols de diferença; e um dos artilheiros do campeonato é Adriano. A se somar com o histórico recente favorável, a boa fase dos atletas de frente – Adriano, Pet e Zé Roberto-- projeta um futuro pŕospero para o time de Andrade.

A ótima atuação de Pet-- retirando os holofotes do camisa 10 rubro-negro e de Diego Souza--mostrou que mesmo que um dos craques esteja sem inspiração, ou bem marcado , algum outro-- pode desequilibrar. Com Adriano sempre envolvido por algum palmeirende no domingo, a arte de Pet, com o suporte necessário de todo o time, evidenciou as opções disponíveis a Andrade de jogadores e de estilo de jogo. Avançado ou um pouco mais recuado, como contra o porco, o Flamengo está com tudo para superar a morte à beira da praia do ano passado e levantar o hexacampeonato. Qualidade e a disposição não faltam.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial