PLANETA EM MOVIMENTO

sexta-feira, 20 de março de 2009

O REINADO DA TELEDRAMATURGIA EM 2009

A crise, o sucesso e a atual oferta no setor

A dramaturgia sempre esteve nas telinhas. No começo as obras eram os teleteatros, nada mais do que as peças ou novelas exibidas ao vivo. Ao longo dos anos elas foram evoluindo para as novelas gravadas, séries, seriados, os filmes especializados para a TV e marcaram com inúmeros sucessos o meio de comunicação mais famoso do mundo. Em 2009, a teledramaturgia segue em todas as grades de programação das tevês abertas do Brasil, porém nem todas conseguem sair bem sucedidas.
Na empreitada a Globo está desde o seu nascimento e parcialmente graças as suas novelas conseguiu desbancar suas ex-emissoras rivais, Tupi e Excelsior, e despontar como número um. Dezenas de tramas alcançaram o país de modo a cair na boca do povo e conseguir mudar costumes e hábitos. As mortes de personagens geravam tensões por semanas e os palpites para descobrir quem eram os assassinos se espalhavam do norte ao sul, por várias tribos completamente diferentes.
A heterogeneidade da audiência global foi e continua sendo um dos segredos para a manutenção do posto de mais assistida em território nacional. Mas se a heterogeneidade é mantida, a quantidade de telespectadores cai consideravelmente. Seus folhetins estão registrando médias no ibope gradativamente menores. Malhação e a trama das seis são as que mais preocupam. Há pelo menos três anos o número de televisores ligados nessas atrações diminui.
Por uma maré baixa, igualmente, passa a Revelação do SBT. A audiência varia entre quatro a oito pontos, sempre na terceira ou quarta posição no ranking, números muito inferiores se comparados aos apresentados pelas novelas produzidas pela emissora há cinco anos, quando o segundo lugar era garantido sempre acima dos dez pontos. Para Silvio Santos, Eu, a Patroa e as Crianças e Chaves dentre o vasto cardápio dramatúrgico próprio e enlatado, são os que conseguem a vice-liderança e a liderança.
Esperançosa em alcançar alguma coisa com o ramo das séries, seriados e novelas internacionais, a CNT renova sua fraca programação e tenta retomar a boa fase vivida na época em que era associada à Gazeta. A TV de Curitiba adquiriu direitos de exibição de produções da Televisa e aposta na qualidade deles para o horário nobre. As duas atualmente no ar, a partir das 22h30, abordam temas do cotidiano, como sexo e os imprevistos que o ser humano lida no dia-a-dia.
A aposta na realidade é o atrativo da Record que deu e está dando muito certo. As duas tramas diárias, Os Mutantes e Chamas da Vida, cumprem metas de audiência dos bispos. Entretanto é A Lei e o Crime que ultrapassou as expectativas da cúpula da emissora. Inspirado na novela Vidas Opostas, ganhadora de Troféu Imprensa, o seriado atinge a liderança nas segundas-feiras no Rio de Janeiro e força a Globo a esticar o BBB. A empresa carioca, influenciada pela sua principal concorrente, está preparando uma série, a estrear em Abril, que retrata o mundo das corregedorias de polícia.
No jogo das investigações, a Band aos domingos traz Um Policial da Pesada, mas a emissora apesar de aparentar seguir a correnteza, remou contra a maré das três grandes e extinguiu seu setor de novelas. Água na Boca, a última obra da casa, nada de apetitoso foi para os Saad que decidiram substituí-la no horário por uma escolinha de humor, montada nos moldes da turma do professor Raimundo. A opção da emissora do Morumbi ficou mesmo, de segunda a sexta, pela dramaturgia mais afastada da realidade. No período vespertino O Mundo Perdido ganhou espaço para tentar reduzir os custos e manter o share do extinto Atualíssima.
Para a maioria das emissoras, em suma, a dramaturgia permanece importante nas grades de programação. Em quase todas o carro-chefe são as novelas e séries, mesmo com o sinal de alerta do setor na Globo, principal mercado produtor brasileiro.A crise no Projac revela a falta de paciência do público com certos enredos e maneiras de contar. Pois histórias e estórias serão sempre apreciadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial