PLANETA EM MOVIMENTO

quarta-feira, 11 de março de 2009

O PODER DE UMA BONECA

Aos cinqüenta anos, produto incutiu e incute comportamentos e modas na sociedade global


Uma trajetória fantástica para um brinquedo. Com seus cinqüenta anos de idade, completados na última segunda-feira, a boneca Barbie confirma sua importância para crianças e adultos e relembra seu papel fundamental na ratificação e introdução de novos valores na sociedade global.
Em 1959, ano de sua criação, o primeiro exemplar trazia uma mulher de seus vinte e poucos anos vestida em um maio listrado em preto e branco. A vestimenta comumente usada pelas damas nas praias ocidentais. As roupas e comportamentos da boneca logo foram trazendo inovações e debates. Na década de 60, ela entrava para o mercado de trabalho, contribuindo para incentivar as mulheres a deixarem de serem apenas donas-de- casa.
As meninas de então começavam a ter uma mentalidade diferente do universo feminino. A Mattel, produtora do brinquedo, criou uma linha temática de Barbies transformando-as em inúmeras profissionais. Mulher de negócios, piloto de fórmula 1, presidente, astronauta, militar... Incutindo na mente das garotas a idéia de que elas poderiam escolher o que gostariam de ser na vida.
A mulher ganhava liberdade e a boneca refletia e ajudava para a transformação. Suas várias facetas serviram para formar uma geração de mulheres com seus empregos de carteira assinada e mostrar o quanto elas eram importantes para o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país. Participando diretamente para o desenvolvimento e dispondo de uma voz ativa.
Para a presidente da Associação de Estilistas Americanos, Diane Von Furstenberg, a cinquentona carrega a imagem da independência e confiança, dotada de uma enorme capacidade de se divertir sem perder a elegância. A beleza de Barbie, assumida na versões loiras, morenas, negras e nipônicas, foi e ainda é motivo de crítica de muita gente.
O corpo escultural, com sua cintura fina e seios grandes, seria um padrão maléfico para a cabeça das meninas. Elas poderiam achar que o bonito seria ter exatamente aquele perfil e querer se moldar a ele; rejeitando em determinados casos e ocasiões seus próprios corpos. Especialistas em várias partes do mundo sustentam ser a boneca uma influencia para a anorexia.
“Como tudo mais, ela (a empresa Mattel) é uma fabricante de brinquedos e está vendendo uma figura de fantasia, uma boneca para as crianças brincarem”, diz o curador da exposição "Os 50 anos de Barbie" no Museu do Entretenimento Geppi, em Baltimore, nos Estados Unidos, Arnold Blumberg.
No entanto, nem toda a brincadeira é benéfica e aceita pelos pais e educadores. Se o físico permaneceu, uma das frases que a boneca dizia em uma de suas versões teve de ser adaptada. “Aula de matemática é difícil” passou, pela pressão social, a ser pronunciada como "Matemática é difícil mas não impossível!", mostrando algum poder de resistência da sociedade de consumo.
A força do brinquedo da Mattel, apesar de abalado pelas seqüentes reduções nas vendas nos últimos sete anos –– 20% somente em 2008 –– mantém uma presença grandiosa pelo globo. Hoje, mesmo com a crise do produto, são fabricadas duas unidades a cada segundo. Nos 50 anos de história já foram vendidas 1 bilhão de bonecas.
Dentre os compradores estão brasileiros adultos, os quais se tornam mais velhos e apaixonados pela cinquentona norte-americana. Carlos Keffer tem 540 bonecas e gastou mais de 200 mil reais na aquisição delas. São 14 anos juntando unidades, algumas delas de edições especiais em homenagem a filmes de sucesso, como Titanic, E o Vento Levou e Minha Bela Dama. O figurino das tramas e os rostos de suas protagonistas inspiraram as bonecas.
As roupas da Barbie, aliás, são uma apreciação à parte. As centenas de milhares de modelos assinados por grifes de renome viram peças para as mulheres usarem. Vestidos de noiva da boneca já foram feitos para casamentos reais. A criadora Vera Wang desenhou um que será vendido por 15 mil dólares. A boa reputação da aniversariante na China impulsionou a estréia de uma loja de seis andares em Xangai, que desde sexta-feira põe à venda bonecas e vários estilos em tamanho humano assumidos pela eternamente jovem personagem.

O comentário aspeado foi extraído de uma matéria da BBC.

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