PLANETA EM MOVIMENTO

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O FIM ESCURO DO TÚNEL

Os fatos mais marcantes dos últimos dias do ano passado e os primeiros desse novo ano são o retrato de um mundo e um país de injustiça. A quebradeira na cidade de Tutóia, no Maranhão e a guerra entre palestinos e israelenses em Gaza conseguem demonstrar o rumo que vem sendo traçado há muitos anos e séculos por governantes nacionais e internacionais sem compromisso com seus semelhantes. Motivados, quase sempre, pela necessidade do egoísmo e crime financeiro.
Talvez foi a raiva pela injustiça que motivou os habitantes da cidade maranhense a destruírem a casa do prefeito da cidade e a empresa do filho de tal autoridade.Aparelhos televisores, sofá , janelas, cozinha, ,tudo quebrado ou danificado com porretes, pedras,fogo, ou com outros tipos de objetos ou força.
O contingente policial não chegou a tempo de conter os ânimos de revolta e foi incapaz de impedir que a casa do secretário de finanças tivesse o muro destruído um dia depois(anteontem).O impulso popular ficou sendo assistido pelo insuficiente efetivo de PM´S.
O vandalismo foi praticado pelos servidores públicos, que alegam estar com salários atrasados. As suas razões, verdadeiras ou não, invalidam o ato violento aos bens materiais particulares do prefeito e sua família; conquistados, por furto ou pelo trabalho, com o dinheiro público.Incapaz , contando apenas com o salário de prefeito, de garantir tudo o que a autoridade tinha.
Em proporções absurdamente maiores , desde sábado a Faixa de Gaza vem sofrendo com a destruição material e, principalmente, humana. Centenas de inocentes palestinos , dentre os quais crianças, morreram em decorrência da ofensiva israelense, cujo território também vem sendo atacado pelo grupo que controla Gaza, o Hamas.
Mas os estragos causados em Israel nem se comparam ao danos ao povo palestino.Com o apoio criminoso dos EUA, o governo de Tel Aviv massacra seus inimigos e não inimigos, pessoas sem nenhum envolvimento com os criminosos do Hamas.A Cruz Vermelha, que presta auxílio a população atingida pelos combates em ambos os lados da fronteira, reconheceu o abuso dos israelenses nos ataques.
As agressões sem limites de Tel Aviv dá continuidade a política de interesses financeiros dos dois países aliados , os quais mantêm em comum um povo cuja meta principal é garantir seus lucros. Na Ásia Menor, o objetivo é dominar as áreas ricas em ouro negro, passando por cima de quem for.Para dizer que se preocupa com a paz, a superpotência cede suas terras para abrigar a Organização das Nações Unidas , oscilante entre o ficar em cima do muro e o defender sem voz ativa e prática o cessar da discórdia.
Um caminho para o fim do mundo , assim, se anuncia.Para quem acredita na bíblia ou não, as armas nucleares aguardam um pouco mais dos interesses particulares e das maldades, os quais guardam o potencial de provocar o estouro de tudo e o fim , para sempre, das ambições desenfreadas e completamente insensatas.Combustíveis do mundo louco em que se “vive” , consome , corrompe-se e mata-se com a fome.Motivo: O NADA.
EXEMPLO POSITIVO
No mesmo sentido de revolta dos servidores de Tutóia estava o grupo que ontem protestou em frente à Câmara dos Vereadores com roupas pretas e faixas expressando a intenção de impedir a posse de Eduardo Paes, nova autoridade municipal carioca. Em outras ocasiões eles tentaram anular a eleição que deu vitória ao pmdebista por alegar ter havido fraudes no processo eleitoral. O grupo anti-Eduardo, porém, usou de armas inteligentes sem qualquer atitude que lembrasse violência.
Utilizando os mesmos recursos pacíficos, a ONG Rio de Paz reclama da insegurança que passa a cidade do Rio de Janeiro. Cruzes, flores ou bonecos fincados nas areias da praia de Copacabana representam vítimas diárias feitas pela incapacidade e desleixo das autoridades para com seus cargos.
O exemplo de fim de ano dos funcionários maranhenses deixa algo de bom.Se ]eles estiverem certos, a iniciativa, embora precipitada, revela a capacidade popular para lidar com seus interesses.Quando se quer, a união faz a força.Infelizmente, dessa vez, foi insensata, tal qual ocorreu em outro município do Maranhão em dia próximo as eleições, quando uma sessão eleitoral fora incendiada e urnas danificadas pelas chamas.
Vencer sem ferir , somente pela educação.Pensar antes de agir.Argumentar antes de ferir.A violência é burra e estraga projetos de anos., sejam eles quais.Materiais ou humanos, antes de matar, que se construa um futuro de palavras e atitudes de respeito e bondade.Refletir é o segredo de uma nova fase.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial