PLANETA EM MOVIMENTO

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Transformações do período joanino modernizaram o Rio

A Intendência de Polícia atuava direto nas obras públicas da cidade, afirmou professor da UFRJ

No quarto dia de encontros do I Congresso Internacional de Estudos das Américas, um dos temas abordados foi “Espaços Urbanos: A mudança das paisagens urbanas através dos tempos” . Para desmembrar o assunto, ocuparam a mesa redonda os professores doutores Nilson Alves(UNIRIO), Francisco Veríssimo e Willian Bittar , ambos da UFRJ.

Bittar expôs ao público que compareceu à Capela Ecumênica algumas transformações que ocorrerem na cidade do Rio de Janeiro com a chegada de Dom João VI. De acordo com o professor, elas foram um dos primeiros elementos da modernização da capital brasileira, que em 1808 não tinha um aspecto nada agradável.

Segundo Bittar, havia uma total desordem urbana no Rio . “A capoeira era praticada no meio das ruas, praças públicas serviam como palcos para açoites de escravos e casas de banho ficavam às mostras no Largo do Paço, contou. Na mesma época, disse o docente da UFRJ: A cidade e os seus subúrbios viviam vários assaltos e, além disso, assédios a mulheres.Até as figuras mais conhecidas, como os policiais, não eram respeitadas”.

Para pôr ordem na situação, segundo o professor, o rei português resolveu então criar a Intendência de Polícia, que passou a receber muitas atribuições, entre elas dirimir conflitos, realizar vacinações e obras. “O intendente geral atuava direto nas obras públicas, saneando vias, endireitando ruas, abrindo e ampliando caminhos. Em quase todo o período joanino quem ocupou este cargo foi Paulo Fernando Viana”, informou.

“Uma das proibições que ficava a cargo da polícia era impedir que as pessoas jogassem coisas pela janela, pois era comum lançar por ali principalmente os conteúdos que ficavam dentro do urinol”, disse Bittar .“Quem delatasse ganharia parte da multa que o infrator teria de pagar”, acrescentou.

As reformas urbanas, no entanto, não se restringiram à ação da Intendência. “Dom João mandou construir o Teatro São João- hoje João Caetano , a Real Escola de Ciências, Artes e Ofícios, futura Academia Imperial de Belas Artes, e inaugurou em 1820 a Praça do Comércio.Também foi construído o cemitério dos Ingleses”, completou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial