PLANETA EM MOVIMENTO

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

As Mudanças e Permanências com Obama

Guerra no Iraque cessará , mas forças afegãs ainda permanecerão sendo combatidas
Até onde irão as mudanças do governo Obama? A maioria das novidades de seu futuro governo foram, demasiadamente,anunciadas após sua vitória nas urnas. No entanto, as permanências foram pouco citadas e comentadas. Nos últimos dias pôde-se perceber alguns ingredientes que serão mantidos no caldeirão norte-americano e outros que serão descartados.
De cara, o que mais esteve na boca de todo o mundo, como episódio inédito: Confirmação do primeiro chefe de estado negro dos EUA.O preconceito racial perdeu grande parte de suas forças , não só na potência norte-americana, porém em todo o planeta. Um símbolo inimaginável há 40 anos tornou-se história concreta e fomento de crença por melhoras para todos os afro-descendentes de todos os continentes.
A auto-estima dos negros mudou. Se elevou. Alguns deles, residentes no país que futuramente será governado por Obama ,expressaram , em entrevista concedida ao Jornal O Globo, em novembro, o orgulho e o alívio de terem , na presidência, um homem de pele negra. Os entrevistados revelaram que tiraram um peso das costas depois do último triunfo do partido democrata. Eles passaram a se ver como verdadeiros filhos da América.
O foco de Obama, entretanto, não estará em compromissos raciais. Seu objetivo principal , anunciado durante e depois da campanha presidencial, já eleito, será melhorar a vida da classe média. Parcela da população que vinha sendo posta em segundo plano por George W. Bush, político benfeitor ; para os ricos.
Em comparação ao atual presidente republicano, Obama também se destaca pela fama de conciliador e pacífico; um pouco aversivo às guerras. Ontem , o ex-senador por Illinois , ao anunciar a permanência de Robert Gates na Secretaria de Defesa, afirmou que uma das missões do republicano chefe do Pentágono será dar fim ao conflito no Iraque, entregando aos poucos o controle aos naturais da nação do Oriente Médio.
Apesar da busca pelo cessar fogo com os iraquianos, algumas posturas de confronto continuarão. O combate no Afeganistão a rede Al Qaeda e a outros terroristas parece que será uma das prioridades das forças militares a partir do próximo dia 20 de janeiro. Ainda no continente asiático, a desaprovação aos investimentos do Irã em energia nuclear se manterá durante 2009.O que gerou uma resposta do porta voz do Ministério de Assuntos Exteriores, o iraniano Hassan Ghashghavi:
“Uma das condições de Obama para dialogar com o Irã é a suspensão do enriquecimento de urânio, algo que por si só demonstra que não houve nenhuma mudança na postura de Washington no tratamento com Teerã", explicou. As manutenções de posturas e de líderes, independente do partido em que estes congregam, exibem o lado norte-americano de conservar. Pois, para o bem do EUA , que seja o melhor. Mesmo se o braço direito for um ex e recente rival.
Hillary é elogiada e anunciada Secretária de Estado
Hillary Clinton , definitivamente, auxiliará Obama. Ele declarou ontem a posse da ex-primeira dama como secretaria de Estado e a elogiou."Ela tem a minha total confiança. Não tenho dúvidas de que é a pessoa certa para liderar nosso Departamento de Estado e trabalhar comigo em nossa ambiciosa agenda de política internacional. Hillary Clinton possui uma inteligência extraordinária, acompanhada de uma ética notável", informa o site Uol.
Segundo o futuro chefe de Estado, a senadora por Nova York ocupará o atual cargo de Condolezza Rice--que aliás também elogiou Hillary-- porque , além de suas qualidades,concorda quanto a ações concernentes aos laços internacionais:"Hillary reforça meu compromisso de renovar a diplomacia americana e nossas alianças",manifestou Obama.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial