PLANETA EM MOVIMENTO

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CULTURA NORDESTINA: PERNAMBUCO

A cultura nordestina é rica em manifestações culturais, que variam de estado para estado. A cada semana de maio até julho, vamos homenagear o Nordeste com posts sobre o que ele tem de melhor. Nessa primeira semana, o estado da vez é Pernambuco.

SAIBA MAIS SOBRE PERNAMBUCO

Pernambuco é o sétimo estado mais populoso do Brasil, com mais de 8,8 milhões de habitantes (pernambucanos), que equivalem a aproximadamente 4,6% da população total do país.

Recife é o principal centro industrial, comercial, cultural e universitário de Pernambuco, e foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo[9], tendo recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba. A capital pernambucana exerce forte influência regional, que se estende pelos estados vizinhos.

Pernambuco é o décimo estado mais rico do Brasil e possui o segundo maior PIB da região Nordeste.

Conhecido por sua ativa e rica cultura popular, Pernambuco é berço de várias manifestações tradicionais, como o frevo, o maracatu e os pastoris, bem como detentor de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, sobretudo no que se refere ao período colonial.[10]

O estado também deu origem a grandes romancistas e poetas brasileiros, como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto[7], e participou do movimento de renovação e internacionalização das artes visuais brasileiras, com Cícero Dias e Vicente do Rego Monteiro. Na década de 1990, surgiu em Pernambuco o mangue beat, amálgama do rock, do pop, do rap e do funk com os ritmos locais.

A riqueza cultural pernambucana contrasta com seu nível de desenvolvimento social, superior ao dos países menos avançados mas ainda abaixo da média brasileira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial