PLANETA EM MOVIMENTO

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ABIN NÃO DISPÕE DE MALETAS

Após o ministro da Defesa , Nelson Jobim, ter afirmado na presença de políticos e da população brasileira que a Abin teria instrumentos capazes de interceptar ligações telefônicas, ontem em Conselho Parlamentar de Inquérito negou que havia feito tal afirmação.Declarada ou não, laudo divulgado hoje pela Polícia Federal comprovou que estava errada.
Na presença do conselho de política do governo , em 1 de setembro , Jobim alfinetou a Abin e dois dias depois em declaração à midia, reiterou:"Na relação dos aparelhos adquiridos pela Abin, há alguns que têm essa característica de interceptação(...)".
Ontem, no entanto, o ministro mudou o discurso dizendo que tinha dúvidas se de fato a agência possuía instrumentos capazes de efetuar gravações telefônicas : Recebi notícias de que os instrumentos viabilizariam escuta, não fiz nenhuma afirmação."
Mesmo depois da mudança opinião, o cargo de direção da Abin não foi devolvida a Paulo Lacerda , afastado devido ao discurso de Jobim junto ao presidente Lula e mais seis ministros no primeiro dia do mês.Mas em breve retornará ao cargo.
O laudo da Polícia Federal que a imprensa teve acesso hoje mostra que a perícia executada pelo Instituto Nacional de Criminalística constatou que os equipamentos só podem realizar varreduras ambientais com capacidade para detectar sinais de linhas de telefone, mas sem potencial para registrar conteúdos.
A conclusão da INC vai ao encontro do que disse Jorge Felix, membro do Gabinete de Segurança Institucional(GSI), para onde o laudo foi enviado. A companhia norte-americana, REI (Research Eletronics International) , onde um dos aparelhos tinha sido comprado , negou, por meio de documento enviado ao jornal Folha de Paulo no último dia 10, que o objeto vendido realizasse interceptações.
Descartada a acusação contra a agência , a gravação d a conversa do presidente do STF, Gilmar Mendes ,com o senador Demóstenes Torres(DEM-GO) perde uma provável autoria.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial