PLANETA EM MOVIMENTO

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SÃO BENTO DO UNA


São Bento do Una é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, e pelos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º31'22" sul e a uma longitude 36º26'40" oeste, estando a uma altitude de 614 metros. Sua população estimada em 2007 era de 47 230 habitantes.

Relevo

O município localiza-se no Planalto da Borborema.

Vegetação

A vegetação nativa é composta por caatinga hipoxerófila.

Hidrografia

O município está nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Una. Seus principais tributários são: os rios Una, Ipojuca e da Chata, e os riachos: Liberal, Logradouro, Vieira, da Igrejinha, da Porteira, Riach ão, da Onça, Pau Ferro, do Buraco, Mimoso, da Queimada, do Retiro ou Olho d’ Água das Pombas, da Macambira, da Jurubeba, Fundo, Xucurus, do Mandante, do Estreito e Cafofas, todos intermitentes.

O município dispõe ainda dos açudes Novo e Gama.

Turismo

* Julho: "Corrida da Galinha", competição com premiações em brindes e dinheiro, além de atrações musicais. O evento já faz parte do calendário turístico de Pernambuco[carece de fontes?].
* 28 de dezembro a 7 de janeiro: "Festa de Reis", com atrações musicais, parque de diversões e comidas típicas, além das festividades católicas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial