CASA FORTE
Casa Forte é um bairro da cidade do Recife, Pernambuco. Localiza-se na região norte da cidade.
Sua população é de 4.475 habitantes, numa área de 57,1 hectares. A densidade demográfica é de 78,38 habitantes/ha. Tem a segunda maior renda per capita do Recife - R$ 4.002,59 - atrás apenas da Jaqueira. (Dados do Censo IBGE 2000) Hoje seu IDH está em 0,947.[1]
O bairro foi inicialmente habitado pelos moradores de um engenho de cana-de-açúcar do século XVI, propriedade de Diogo Gonçalves. O engenho foi construído em terras doadas por Duarte Coelho. As construções típicas do engenho - casas e senzala, capela e sede - foram erguidas num local denominado Campina de Casa Forte (local onde hoje é a Praça de Casa Forte, projetada por Burle Marx).
O local adquiriu os diversos nomes dados ao engenho que ali funcionava, até receber o nome em vigor em 1645, por ocasião da Batalha de Casa Forte, travada entre holandeses e pernambucanos insurretos. Com a vitória pernambucana, o engenho foi rebatizado como Casa Forte.
A rica história do bairro se faz presente ainda hoje - entre as construções antigas preservadas, a Igreja Matriz de Casa Forte, de 1865 e os antigos casarões estão entre os de maior valor histórico e arquitetônico. Num destes casarões está sediada a Fundação Joaquim Nabuco.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial